Já ouviu falar de Tea Eggs?

Em minha viagem à China, deparei-me com curiosos ovos cozidos. Eles estavam em todo lugar, no café da manhã dos hoteis, nas barraquinhas de comida de rua de Xangai, na entrada da Muralha da China… Ficavam dentro de uma grande panela, ainda envoltos pela casca, mas bem rachadinhos, de molho em um líquido preto.

De início, não tive coragem de provar. Mas foi só descobrir que eram Tea Eggs ou Ovos de Chá que a tal coragem surgiu. E adorei!

O nome é esquisito, mas é isso mesmo que esses ovos são. Pré-cozidos, têm a casca quebradinha (de leve, gente, de leve!) e finalizados não apenas na água fervente, mas em uma mistura de chá chinês (verde, preto ou puer), molho de soja e especiarias (eles usam o que chamam de cinco perfumes: anis, cravo, canela, Pimenta de Sichuan e funcho, mas nada impede que você incremente o molho com outras especiarias ou cascas de frutas, como tangerina).

O líquido entra em contato com o ovo pelos craquelados da casca, e este fica com uma corzinha escura e bem, bem, bem saboroso.

Soube, depois, que comê-los no ano novo ajuda a trazer sorte e ouro! 🙂

Se você ainda não provou, descolei uma receita maaaara, para você testar (e me contar!). Mãos à obra!

Tea Eggs ou Ovos de Chá (receita adaptada do site food52.com)

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 3 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de chá verde, preto ou puer
  • 3 peças de anis estrelado
  • 1 pau de canela ou meia colher de chá de canela moída
  • 1 colher de chá de pimenta calabresa, do reino ou de Sichuan moída ou macerada
  • 1 colher de chá de funcho
  • 1 colher de chá de cravo macerado
  • 1 colher de chá de açúcar (opcional)

Modo de Fazer:

  1. Coloque os ovos em água fria, o suficiente para cobrí-los uns 5 dedos acima. Ferva e deixe resfriar por 2 minutos.
  2. Enxague os ovos em água fria. Um por um, bata nos ovos com o cabo de uma faca ou a parte de trás de uma colher, para que a casca fique craquelada. Não há problema de algum pedaço da casca se soltar, tente apenas manter grande parte da casca e o interior do ovo intacto.
  3. Volte os ovos para a panela e reponha a água. Adicione os ingredientes, molho de soja, sal, especiarias e açúcar, misture e deixe ferver. Baixe o fogo e continue a cozinhar, de 15 minutos a 2 horas, adicionando mais água à medida que o líquido for secando. Para ovos mais macios, deixe por 40 minutos em panela tampada.
  4. Por fim, descasque os ovos e aproveite!
  5. Para que o sabor fique mais forte, mantenha os ovos já prontos imersos na mistura, dentro da geladeira, por mais 12 horas.

Não se esqueça de me contar sobre a experiência! Vou adorar receber fotos e saber como foi seu #momentomágico diferentão, aqui ou pelas redes sociais, no Instagram (@chazeira) ou na página do Facebook (Chazeira – Eloína Telho). Nos encontramos de todo jeito, para não morrermos de saudades até a próxima quinta, ok?

Beijos com gostinho de especiarias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *